(Foto: Reprodução) Gripe aviária: entenda se é possível se contaminar comendo carne de frango
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) confirmou um caso de gripe aviária em aves de subsistência em uma propriedade localizada em Cuiabá nesta terça-feira (23).
Segundo as autoridades, o foco da doença não está na área de produção avícola industrial e não afeta a atividade comercial. O órgão afirma que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar a propagação do vírus e que não há risco para a população.
Diante da confirmação do caso, o Governo de Mato Grosso deve publicar, nas próximas horas, um decreto de estado de emergência zoossanitária, com validade de 90 dias. A medida pretende agilizar o acesso a recursos e permitir a execução rápida de ações emergenciais para conter a circulação do vírus na Baixada Cuiabana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
➡️O que significa estado emergência zoossanitária?
Esse estado é declarado sempre que há um risco de uma doença se propagar rapidamente entre os animais. É uma forma de o governo se antecipar a um surto da doença;
Emergência "zoossanitária", como o próprio nome sugere, é um estado de alerta relacionado à contaminação entre os animais. Ainda não é um alerta relacionado à saúde humana, embora as ações de prevenção sejam importantes;
Ao declarar emergência zoossanitária, o governo consegue agilizar processos para combater a doença. Exemplos: contratar funcionário por tempo determinado, reduzir a burocracia para comprar equipamentos ou deslocar servidores de um estado para o outro, explica o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin;
Sem transmissão pelo consumo de carne e ovos
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. "A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo", diz comunicado da pasta.
O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).
Gripe aviária
Reprodução/TV Globo