Licitação de operação e manutenção para retomada da Fafen em Sergipe é concluída
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Fafen em Sergipe
Arhuro Paganini
A licitação para da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe foi concluída. A Petrobras e a Engeman Manutenção de Equipamentos, empresa vencedora, já assinaram o contrato de serviços da unidade, localizada no município de Laranjeiras. A informação foi divulgada nesta segunda-feira.
Com o contrato, a planta passa a ser operada pela Engeman, na condição de prestadora de serviços, e a Petrobras fica responsável pelas atividades comerciais. O cronograma de retorno da fábrica foi definido em agosto deste ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O valor apresentado pela Engeman é de cerca de R$ 976 milhões e a licitação prevê serviços de operação e manutenção das unidades de produção de amônia e ureia granulada no estado.
Além da unidade de Sergipe, a Fafen da Bahia está contemplada na parceria, que tem um prazo de cinco anos. Considerando as duas plantas, serão gerados cerca de 800 empregos diretos e indiretos.
Histórico
A Fafen de Sergipe foi implantada pela Petrobras em 1980, tornando-se um polo estratégico para a produção de ureia, amônia e sulfato de amônio no Nordeste. Em 2018, a Petrobras anunciou a hibernação da unidade como parte de sua política de desinvestimentos.
Após negociações com o Governo de Sergipe, em 2019, a fábrica foi arrendada ao grupo Unigel por dez anos. A operação foi retomada em 2021, após investimentos superiores a R$ 300 milhões, porém foi paralisada novamente em 2023, por conta do alto custo do gás natural em relação aos preços dos fertilizantes.
Já em março de 2024, a produção foi paralisada por tempo indeterminado, até a realização da licitação.
Senador Rogério Carvalho fala sobre retomada de atividades da Petrobrás em Sergipe