Telhados destruídos, árvores caídas e queda de energia: Chuva forte e ventania causam estragos em Goiás
03/11/2025
(Foto: Reprodução) Chuva forte e ventania causa estragos em Goiás
Telhados destruídos, fachadas de lojas arrancadas, árvores caídas e quedas de energia. Esses são alguns dos estragos provocados pelas chuvas em Goiás, que começaram no domingo (2) e continuam nesta segunda-feira. Vídeos de moradores registraram o grande volume de água que veio acompanhado de ventania, deixando prejuízos para trás. (veja o vídeo acima).
Nas imagens obtidas pela TV Anhanguera, moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Itumbiara mostraram como as cidades foram afetadas.
Na Avenida W-6, no Setor Nova Brasília, em Aparecida de Goiânia, um poste caiu com a força da chuva. Já na Avenida 2ª Radial, em Goiânia, motoristas passam por uma espécie de ciclovia no meio da via, que está interditada pela queda de uma grande árvore.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no WhatsApp
Nas redes sociais, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, falou sobre o perigo das chuvas e disse que equipes estavam nas ruas para remediar os estragos. Além disso, Mabel pediu que os goianienses não saíssem de casa por segurança.
"Estamos com pontos críticos nossos fechados. É muito importante que vocês não saiam de casa, se puder parar em algum lugar até que alivie um pouco...Temos diversas árvores caídas, árvores que caíram em cima de rede", disse o prefeito em alerta.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 100 cidades têm alerta de chuva forte em Goiás; veja lista
Mulher, mãe e filho ficam ilhados em carro durante chuva em Goiânia
Prefeitura vai instalar cancelas automáticas para fechar ruas em caso de chuva forte, em Goiânia
Chuva forte provoca estragos em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
O g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana para saber quais vias foram e quais ainda estão interditadas, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
De acordo com o Cimehgo, os setores com o maior volume de chuva em Goiânia foram o Garavelo e Perim.
Veja as precipitações registradas na Capital:
Região noroeste - Jardim Curitiba Maternidade Nascer Cidadão: 85,0mm
Região noroeste - Perim: 141,0mm
Região norte - Balneário Meia Ponte: 36,6mm
Região leste - Jardim Olínda: 93,0mm
Região leste - Vila Pedroso: 45,5mm
Região centro oeste - Detran: 85,5mm
Região centro oeste - Vera Cruz - Maternidade Célia Câmara: 85,6mm
Região centro oeste - Setor Sul: 114,6mm
Região centro oeste - Campinas 2° BBM: 108,2m
Região sul - Parque Amazônia 8° BBM: 68,6mm
Região sul - Jardim América Comando CBMGO: 77,2mm
Região sudoeste: Jadins Madri - Garavelo: 135,0mm
Região central - Câmara Municipal de Goiânia: 105,2mm
Nos setores Cândido de Morais e Morada do Sol também tiveram registros de prejuízo em fachadas de lojas, que foram arrancadas com a força da chuva. Já no Finsocial, um grande volume de água barrenta alagou uma rua.
Rua alagada e árvore caída em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
As imagens impressionam pela quantidade de água da chuva, que variou entre curtos e longos períodos em cada região na noite de ontem.
De acordo com a Comurg, Goiânia teve 13 ocorrências de quedas de árvores e 19 ocorrências de queda de galhos. Equipes atuaram na desobstrução e liberação das vias e mitigação de danos patrimoniais.
Segundo a Equatorial, 90% dos clientes foram afetados pelo temporal estão com o fornecimento normalizado. A companhia informou que foram danificados "postes da companhia, cabos de energia, cruzetas, transformadores, entre outros equipamentos fundamentais para o funcionamento do sistema elétrico".
Estragos causados pela ventania em Itumbiara, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Em Itumbiara, uma forte ventania causou muitos estragos, segundo apurado pela TV Anhanguera. O teto e parte do muro de uma loja de peças usadas desabou e caiu em cima de alguns veículos.
Além disso, a cobertura de um supermercado da cidade não aguentou a força dos ventos e caiu, deixando telhas e outros destroços espalhados pela rua.
Cobertura de supermercado é arrancada pela chuva em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Previsão
Na manhã desta segunda-feira (3), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou um alerta de risco para chuvas intensas e tempestades no estado. A previsão é de que chova uma média de 60 mm/dia.
Entre os potenciais riscos associados estão:
Rajadas de vento de até 50 km/h;
Eventual queda de granizo;
Risco de corte de energia elétrico;
Queda de galhos e árvores;
Alagamentos localizados;
Descargas elétricas (raios).
Apesar do refresco das chuvas, que podem aparecer em todo o estado, as médias para as temperaturas máximas continuam acima dos 34 ºC. Veja as máximas para algumas cidades:
Porangatu 35 ºC
Goiânia 33 ºC
Jataí 31ºC
Ceres 34 ºC
Goianésia 35 ºC
Aruanã 36 ºC
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás