Tem bomba d’água na sua propriedade? Saiba como manuseá-la com segurança
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Sempre procure por um profissional habilitado e evite acidentes
Divulgação
A instalação e manuseio de bombas d’água, equipamento muito utilizando principalmente na zona rural, demandam alguns cuidados para evitar acidentes. A Energisa Acre orienta que o proprietário do equipamento procure sempre um profissional habilitado e com os equipamentos adequados para fazer a instalação ou manutenção de forma adequada.
“Como esse tipo de equipamento é utilizado em ambientes com presença de água, o risco de choque elétrico é elevado. Por isso, é fundamental redobrar a atenção. Água e eletricidade são uma combinação perigosa. A instalação deve ser feita corretamente e por um profissional qualificado, que utilize os equipamentos de proteção adequados, para garantir a segurança e evitar acidentes”, alerta Gabriella Mendes, coordenadora de segurança da Energisa Acre.
Outra orientação é que a manutenção seja feita rotineiramente para evitar problemas maiores ou até mesmo acidentes domésticos envolvendo choque elétrico. “É importante que o proprietário esteja atento às manutenções preventivas”, destaca Gabriella.
A Energisa também reforça que intervenções indevidas na rede elétrica são perigosas e podem resultar até mesmo em óbito. Somente profissionais da concessionária estão autorizados e capacitados a realizar serviços que envolvem as redes elétricas, sejam elas de baixa ou alta tensão.
“Contratar pessoas para solucionar problemas na rede de distribuição é uma prática ilegal e perigosa, tanto para o prestador de serviço quanto para o contratante e quem mora no imóvel. A orientação é sempre entrar em contato com a Energisa e acionar nossas equipes”, explica a coordenadora de segurança.
Para mais informações ou solicitar serviços da Energisa, entre em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento:
• Gisa (whatsapp): www.gisa.energisa.com.br
• App Energisa On: disponível para iOS e Android
• Agência Digital
• Call Center (0800 647 7196).